PROJETO
Projeto de arquitetura
O projeto de arquitetura desenvolve-se em várias fases podendo, contudo variar dependendo do grau de complexidade deste.
# Programa preliminar
Fase na qual se define o conceito do projeto, assim como as condicionantes orçamentais. Inclui a análise do enquadramento legal da pretensão (futuro projeto) relativamente às normas e leis em vigor, como por exemplo o PDM (Plano Diretor Municipal) e outros. Serão solicitados outros elementos que se considerem relevantes para a análise e desenvolvimento do projeto em causa.
# Estudo prévio
É nesta fase que se procede ao desenvolvimento do conceito do projeto de acordo com o definido no programa preliminar. Compreende a produção de peças desenhadas a diferentes escalas. Pode incluir desenho à mão livre, desenhos em CAD ou simulações tridimensionais. Durante o desenvolvimento desta fase são tidas em conta as diversas áreas de engenharia/especialidades consideradas necessárias para o tipo de projeto em causa.
# Projeto base / Pedido de licenciamento
Após aprovação do Estudo Prévio pelo cliente, é desenvolvido o projeto em conformidade com o definido na fase anterior, são formalizados os elementos que serão entregues junto da entidade licenciadora bem como nas demais entidades que possam ser envolvidas. Preparação do processo de acordo com todas normas e legislação em vigor.
Projeto de interiores
O projeto de espaços interiores consiste em projetar o interior dos espaços (edifícios residenciais, comerciais ou industriais) onde se inclui a escolha de móveis, o seu posicionamento, especificação de revestimentos interiores, definição de acabamentos a serem aplicados e iluminação interior, entre outros. Tudo é pensado e definido de acordo com o seu conceito, o seu estilo, o seu modo de vida, os seus gostos e a finalidade de cada ambiente.
Projeto paisagístico
Esta é uma fase em que se desenvolvem as áreas verdes englobando tudo o que interfere na paisagem externa às edificações. Aqui podem ser utilizados inúmeros elementos construtivos desde as piscinas, zonas de lazer, churrasqueiras, acessos e escadas, pisos, muros e iluminação entre outros, além da escolha da vegetação que melhor se adapte à iluminação e solo do local.
Visualização tridimensional
Consiste na realização a realização de imagens virtuais, a partir de um modelo tridimensional, de acordo com um projeto de arquitetura ou mesmo um croqui. O seu resultado final é aproximadamente realista, permitindo assim a visualização das suas ideias de forma mais criativa e uma avaliação do seu projeto com uma maior clareza e interpretaçao de todos os detalhes, desde as texturas, cores, vegetação até ao pormenor do mobiliário e iluminação, em diversos ângulos e perspetivas.
A elaboração de imagens 3D fotorealistas exteriores e interiores podem ser complementadas com fotomontagem, integrando o espaço envolvente.
Esta fase normalmente, pode ser desenvolvida nas fases de projeto mencionadas anteriormente (projeto de arquitetura, projeto de interiores, projeto paisagistico).
Projetos de Engenharia/especialidades
Em simultâneo ou posteriormente ao licenciamento do projeto de arquitetura procede-se à execução e entrega dos projetos de especialidades de acordo com as normas e portarias em vigor, sendo habitualmente apresentados os seguintes:
. Projeto de estabilidade, escavação e contenção periférica
. Projeto de Alimentação e Distribuição de Energia Elétrica
. Projeto de instalação de gás
. Projeto de redes prediais de água e esgotos
. Projeto de águas pluviais
. Projeto de arranjos exteriores/paisagismo
. Projeto de instalações telefónicas e de telecomunicações
. Estudo de comportamento térmico
. Projeto de segurança contra incêndios
. Projeto acústico
. Plano de acessibilidades
Projeto de execução
Após a aprovação do pedido de licenciamento por parte da Câmara Municipal e demais entidades, dos diversos projetos, procede-se à realização dos projetos de execução, destinados a constituir o processo a apresentar a concurso para adjudicação da empreitada, contemplando peças desenhadas e escritas de fácil interpretação por parte dos diversos intervenientes na sua materialização, onde se especifica todos os trabalhos necessários para a execução da obra.
O projeto de execução, ao definir e quantificar de antemão todos os materiais e equipamentos constituintes da obra, permite um ajuste da obra ao limite orçamental do cliente e evita ou previne grandes derrapagens em fase de obra.
Este processo é, normalmente, constituido por memórias descritivas (arquitetura + especialidades), mapa de quantidades / medições, caderno de encargos com especificações técnicas (condições a que devem obedecer os materiais e execução de trabalhos), peças desenhadas com representação pormenorizada (arquitetura) e peças desenhadas das várias especialidades.
© 2017 REDBEE